MEU FILHO....ONDE EU ERREI?

                              

Quantos pais e mães se identificam com essa pergunta... Onde foi que eu errei? Eu eduquei , eu instruí, eu não o ensinei a fazer coisas erradas!!! o que aconteceu?? Vamos por partes.
Sabemos que a Palavra de Deus é a verdade, e só ela pode nos instruir na verdade, então o que ela nos afirma a esse respeito?

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."
Provérbios 22:6

Logo lendo essa palavra, a pergunta egoísta surge na nossa mente.... Mas, eu eduquei! onde foi que ele se desviou daquilo que eu ensinei? Eu convido a você voltar no seu passado e rever aquilo que foi ensinado, não com palavras mas com as tuas atitudes e exemplos.
Filhos não se perdem na rua , filhos se perdem em casa.
Quantas vezes você o deixou de castigo, prometendo lhe tirar isso ou aquilo, e no próximo dia esqueceu tudo o que disse e o liberou pra fazer aquilo que havia proibido? Ali você o ensinou a não honrar a sua palavra!
Quantas vezes você o ensinou que não pode mentir, mas ao primeiro toque de telefone que ele atende onde um cobrador lhe chama, você faz sinal com a mão e o instrui.... Diga que a mamãe não está!! Ali você ensinou o seu filho a mentir!
Quantas vezes você o ensinou a ser honesto, mas quando estava contigo no supermercado viu a moça do caixa te dando troco errado e você sem hesitar guarda o troco errado na bolsa.Ali você ensinou o seu filho a enganar a roubar!
Quantas vezes você o ensinou que não pode bater, gritar, responder, mas quando ele faz uma dessas coisas você aos gritos, dá um tapa nele e diz: "Já não te falei que não pode bater e nem gritar com seus coleguinhas!!!!" Ali você o ensinou faça o que eu digo e não faça o que eu faço!
Quantas vezes você o ensinou que não pode subornar , enganar, e quando você compra alguma coisa escondida do seu marido você dá um agradinho pra ele e diz: "Não conta nada para o seu pai!" Ali você esta ensinando o seu filho a enganar e ser subornável e a vender o seu caráter por algum valor ou objeto!!
Eu posso seguir aqui falando de inúmeras coisas que provavelmente os nossos filhos presenciaram, como: furar o sinal vermelho, jogar papel de bala pela janela do carro, abrir a geladeira da casa dos outros sem pedir, falar mal de alguma autoridade ou policiais e burlar a lei, ficar devendo na praça e atravessar a calçada quando passa na frente da loja, ser mau educado e grosseiro com garçons , cobradores , zeladoras, atendentes etc....
Talvez inconscientemente por falta de tempo, por causa da sua vida corrida, você entulhava seu filho de presente pra suprir a falta da sua presença, e hoje ele entende que pode "usar" as pessoas como usava as coisas que você o dava.
Quantas vezes por pena você pagou os seus gastos irresponsáveis enquanto ele continuava comprando sem condições, porque sabia que tinha alguém pra pagar a conta. Ali você ensinou  o seu filho a ser irresponsável e usar as pessoas pra satisfazer as suas vontades irresponsáveis!!!
E agora... diante de tudo isso, pode-se fazer a pergunta com sentimento de auto comiseração...."Onde foi que eu errei???
Eu tenho certeza que nós pais, não ensinamos declaradamente os nossos filhos a roubar, a matar, a enganar, a destruir.... mas, os exemplos errados que damos no decorrer do crescimento deles,são os ensinamentos que formam o seu caráter, e um caráter mal formado está sujeito a todas as ofertas ruins que o mundo lhes oferece.
Nós pais não vamos responder diante de Deus pelas escolhas e caminhos errados que os nossos filhos tomaram, pois as escolhas são totalmente de responsabilidade de cada um, e cada um vai ser julgado por elas, mas somos responsáveis sim, pelo coração mal formado e mal educado que o levou a escolher pelo mau caminho.
Oséias 4-6 O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

E é exatamente isso que Deus tem me ensinado.
"O CARÁTER DE UM FILHO É FORMADO PELO SEUS PAIS"


As escolhas erradas que eles fazem não é e jamais será culpa sua, mas o que levou ele tomar essas atitudes sim! e total responsabilidade dos pais!
O que devemos fazer diante de uma descontinização dos nossos erros como pais? ARREPENDER-SE !!! reconhecer que apesar das nossas "boas intenções", nós também erramos, somos falhos , imperfeitos! Ao invés de ficar se justificando como um fariseu com um monte de "porquês"  diante de Deus, pelos caminhos errados que o seu filho tomou, reconheça os seus erros e clame por misericórdia e por proteção do seu Pai celestial.
Os filhos não nascem com manual de instrução, e entendo que os pais por mais que querem dar e fazer o melhor para seus rebentos, muitas vezes os planos saem errado, porque nem você foi ensinado a fazer as coisas certas quando criança, e como poderá ensinar? Mas, todos nós temos ao alcance a Palavra de Deus, que é o manual de instrução de todo homem.Ela não só ensina como viver corretamente, mas também como ter a salvação para toda a sua casa!
Se humilhe diante de um Deus que é todo poderoso, reconheça os seus erros , tente fazer diferente, nunca deixe de amar o seu filho, independente dos caminhos que ele escolheu seguir. Uma coisa é certa, diante de um pai arrependido e dependente de Deus , há filhos libertos, salvos, protegidos e com um coração transformado por um Pai que é Perfeito! Só JESUS pode transformar um coração que nós não fomos capazes de formar!!

Romanos 3:10-24   Provérbios 20:11   Provérbios 29:14,15    Provérbios 22:14,15

Que esta palavra venha edificar a tua vida.

Liamara Wilk Martins



Comentários

Unknown disse…
Que sábias palavras Lia!!! Que Deus te abençoe!!!
Este comentário foi removido pelo autor.

Postagens mais visitadas deste blog

UM DEUS INVISÍVEL MAS REAL

JESUS, O ELEMENTO SURPRESA DE DEUS!