LEITE AZEDO

 "VENCENDO UMA ATITUDE RUIM" 

E aconteceu que, ia eles de caminho, entrou numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços e, aproximando-se disse: Senhor, não te importas, que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe pois que me ajude.
E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

"Fazei todas as coisa sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros"         
                                                        Filipenses 2-14,15

Eu adoro leite. Preciso confessar que sou uma "leitólatra". Um dos dias mais difíceis da minha vida, aconteceu quando aprendi que leite integral não era saudável. Com grande relutância, eu me adaptei á versão mais aguada, mas, de vez em quando, ainda me permito o êxtase sagrado de um copo gelado de leite integral e um biscoito de chocolate quente e doce.
Durante meus anos de apreciação do maravilhoso produto da vaca, aprendi que um alto preço é pago por deixar o leite fora da geladeira (certa vez, cuspi uma boa quantidade de leite estragado em cima do armário da cozinha). Leite doce fica azedo se for mantido quente por muito tempo.
Atitudes doces tornam-se amargas pela mesma razão. Deixe o aborrecimento esquentar sem um período de resfriamento e qual será o resultado? Uma atitude ruim, amarga e azeda.
O décimo capítulo do livro de Lucas descreve um processo passo a passo de como transformar algo doce em uma coisa azeda.
É a história de Marta. Uma alma adorável. dada á hospitalidade e á organização. Mais frugal do que frívolo, mais prático do que pesado, seu lar é um navio organizado e ela é uma capitã severa. Peça-lhe para escolher entre um livro e uma vassoura, e ela escolherá a vassoura.
Maria porém escolheria o livro. Maria é irmã de Marta. Os mesmos pais, mas com prioridades diferentes, Marta tinha coisas a fazer. Maria tinha pensamentos para pensar.A louça pode esperar, deixe que Marta vá ao mercado, enquanto Maria vai a biblioteca.
Duas irmãs. Duas personalidades. Enquanto as duas se entendem, são como unha e carne. Mas quando uma se ressente da outra viram cão e gato.
Digamos que nós sorrateiramente entramos pelas portas dos fundos da cozinha de Marta. Vou lhes mostrar o que quero dizer com aquelas expressões que usei acima (um aviso: fique longe do leite; ele está começando 
azedar).
Psiu, lá está ela. Está ao lado da mesa. É aquela de avental.Puxa, veja só! Eu disse que essa moça sabe como dirigir uma cozinha.Como é que ela faz isso?Mistura com uma das mãos, quebra os ovos com a outra, nada espirra pra fora da tigela. Ela sabe o que está fazendo.
Deve ter um monte de gente lá. Hà muita comida, ouça as risadas na outra sala. Pelo som eles devem estar se divertindo. Porém Marta nao está. Uma olhada na careta coberta de farinha vai dizer exatamente isso. "Irmã estúpida".
O quê? Você a ouviu murmurando alguma coisa?
"È aquela Maria. Aqui estou eu, sozinha na cozinha, enquanto ela está lá fora."
"Eu não teria convidado Jesus se soubesse que ele traria esse exercito de gente com ele. Esses rapazes comem como  cavalos e Pedro está sempre arrotando"
Puxa vida. Ela está zangada. Veja como ela olha por cima dos ombros em direção á porta. Está olhando para Maria. È aquela que está sentada no chão, ouvindo a Jesus.
"Minha doce irmãzinha.... sempre pronta para ouvir, mas nunca pronta para trabalhar. Eu não me importaria em sentar-se .Mas tudo o que eu faço é cozinhar e costurar, costurar e cozinhar. Bom, agora chega!"
Veja só ! lá vai ela. Alguém vai ouvir umas poucas e boas. "Senhor, não te importas que minha irmã me deixe servir só?  Dize-lhe, pois, que me ajude" (v 40).
De repente, a sala fica em silêncio. È um silêncio mortal, quebrado apenas pelo ruído dos passos de Marta no chão de pedras e o bater de uma colher de madeira na palma de sua mão. Ela olha para todos, de cima para baixo- com farinha nas bochechas e fogo nos olhos.
Só podemos rir diante da expressão na face dos discípulos. Eles olham para ela, com os olhos arregalados diante de tal fúria que nem o inferno conheceu. Pobre Maria. Vermelha de vergonha, suspira e se afunda ainda mais no chão.
Só Jesus fala. Pois só Jesus entende o problema,. O problema não é a quantidade de pessoas. O problema não é a opção de Maria por ouvir. O problema não é a escolha de Marta em receber as pessoas. O problema é  o coração de que azedou em virtude da ansiedade.
"Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas" (v 41). Marta queria fazer tudo certo. Mas seu coração estava errado. Seu coração , disse Jesus, estava ansioso. Como resultado disso, ela deixou de ser uma serva feliz , e se transformou num animal de carga. Ela estava ansiosa: ansiosa quanto ao cozinhar, ao guardar, quanto á muitas coisas.Ela estava preocupada demais. Tanto que ela começou a querer mandar em Deus. a preocupação vai fazer isso com você. Ela faz com que você esqueça de quem está no comando.
O que torna essa história interessante é que, porém , Marta está preocupada com relação a coisas boas. ela está recebendo Jesus para um jantar. Está literalmente servindo a Deus.Seu objetivo era satisfazer a Jesus.No entanto, ela cometeu um erro comum, ainda que bastante perigoso.Conforme começou a trabalhar para Cristo,seu trabalho começou a se tornar mais importante do que o próprio Senhor. O que começou como uma maneira de servir a Jesus, de maneira sutil e vagarosa transformou-se numa maneira de servir a si mesma.
È possível que o processo tenha se desenvolvido da seguinte maneira: Conforme Marta começou a preparar a refeição, antecipou os elogios que receberia quanto à comida. Ao preparar a mesa imaginou como seria a aprovação. Ela até poderia imaginar que Jesus entraria na casa e agradeceria por todo o trabalho que teve. Imaginou que Jesus pediria aos discípulos que dessem uma salva de palmas em pé, João reservaria um capítulo da bíblia para citá-la como exemplo de hospitalidade e dedicação. Então de todos os lugares viriam mulheres de quilômetros de distância para perguntar-lhe como aprendeu a ser uma serva tão bondosa e humilde. O resto dos seus dias seram gastos na direção de uma Escola de Serviço- com Jesus como diretor e Marta como professora.
Entretanto as coisas não saíram como ela planejou. Ela não obteve a atenção que buscava. Nenhuma salva de palmas. Nenhum elogio. Nenhuma adulação. Nada de escola. Ninguém notou nada. Isso a irritou.Marta tem muita ansiedade e pouca memória. ela esqueceu-se que o convite fora idéia dela mesma. Esqueceu-se que Maria tinha todo o direito de estar com Jesus. E, acima de tudo esqueceu-se que a refeição era para honrar Jesus e não a ela mesma.
Sei exatamente como ela se sente. É fácil esquecer quem é o servo e quem deve ser servido.
Satanás sabe disso. Ele não tirou Marta da cozinha, o que ele tirou foi o propósito pelo qual ela estava lá. O adversário não vai fazer com que você se volte para a igreja, ele vai fazer com que você se volte contra si mesmo dentro da igreja. Ele não vai afastá-lo do seu ministério, ele vai trazer a desilusão para dentro do seu próprio ministério.
Quando o foco está em você mesmo, você faz aquilo que Marta fez, fica preocupado. Fica ansioso com relação à muitas coisas. Você fica preocupado se:
-Os seus colegas de trabalho vão gostar do que você está fazendo.
- Os seus líderes vão trabalhar mais do que você.
-O seu superintendente não compreende você.
-Sua congregação não apoia você.
Com o tempo a sua agenda se torna mais importante do que a agenda de Deus. Você está preocupado em apresentar a si mesma do que alegrar  a Deus.E você pode ver-se até mesmo duvidando do julgamento de Deus."Senhor, não te importas que me deixe servir só? Dize-lhe pois que me ajude." (v 40).
Você não sabe como Marta se arrependeu de ter dito aquilo! Aposto que depois de ter esfriado a cabeça, ela se arrependeu de ter dito aquilo. Imagino que deve ter desejado prestar atenção ao conselho de Salomão: "Um tolo expande toda a sua ira, mas o sábio a encobre e reprime" ( Pv 29-11).
Existe um grande princípio aqui para evitar que uma atitude azede, trate-a da mesma maneira que um copo de leite, dê um jeito de esfriá-la. 
A vida de Marta era conturbada. ela precisava de um descanso. " Marta, Marta, está ansiosa e afadigada com muitas coisas", explicou Jesus,. " uma só é necessária , e Maria escolheu a boa parte" (vv 41,42).
O que Maria escolheu? ela optou em sentar-se aos pés de Cristo. Deus se satisfaz mais com a quieta atenção de um servo sincero do que com o serviço barulhento de um servo amargurado.
A propósito, esta historia podia facilmente ter sido ao contrário. Maria poderia ter sido aquela a ficar nervosa. A irmã sentada no chão poderia se ressentir da outra encostada na pia.Maria poderia ter agarrado os braços de jesus e levando-o a cozinha então teria dito: "Diga para Marta parar de ser tão produtiva e ser um pouco mais reflexiva. Porque sou sempre eu que tenho que pensar por aqui?
O que importa mais do que o tipo de serviço, é o coração por trás do serviço prestado. Uma atitude ruim, estraga o presente deixada no altar de Deus.
Cuidado com suas atitudes ! Não deixe o leite azedar.

Que esta palavra venha abençoar a sua vida!

Liamara Wilk Martins ( baseada no cap 6 do livro de Max Lucado " Ele ainda remove pedras")


Comentários

inteligentissima explicassao irma
Obrigada irmã...Deus te abençoe

Postagens mais visitadas deste blog

UM DEUS INVISÍVEL MAS REAL

JESUS, O ELEMENTO SURPRESA DE DEUS!

MEU FILHO....ONDE EU ERREI?